sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Tintura e tratamento com queratina e Bepantol Líquido

Saindo um pouco da maquiagem, vamos passar pelos cuidados com os cabelos, como eu disse anteriormente a manutenção dos meus fios é muito simples.
Quero falar um pouco sobre tintura, não usei muitas, mas tem duas marcas que fazem um preto azulado muito profundo, a Loreal Imédia (Preto Safira), e a Italian Color (Preto Azulado). No post anterior mostrei a Imédia nas minhas comprinhas e apesar de ser um preto lindo eu o uso pouco porque o reflexo azulado (maravilhoso!), desta nuance não confere uma boa fixação. A cor fica saíndo a cada lavagem, manchando toalhas, roupas e fronhas como os tons de vermelho fazem. Mas desta fez eu resolvi fazer uma coisa diferente para tentar fixar o reflexo e acabou dando certo!
Usei a tintura como de costume, passei o sérum deixei agir 2 minutos, misturei a tintura no frasco com a loção reveladora, deixei agir 35 mim e exaguei com água morna. Neste momento a instrução é passar o creminho de tratamento que vem na caixa. Este creminho repõe ceras e proteínas que os cabelos possam ter perdido durante o processo químico. É interessante lembrar que mesmo a tintura preta tem em sua loção reveladora água oxigenada a 20 volumes, que abre as cutículas para que o pigmento seja depositado. Quando você enxagua essas cuticulas ainda estão abertas, então nesse momento ao invés de usar o creminho eu apliquei uma queratina hidrolisada pura e fiz uma leve massagem. No mesmo instante a água foi parando de pingar tão colorida, a queratina selou as cutículas e fixou a cor imediatamente. Aguardei 10 minutos, enxaguei novamente e aí sim passei o creminho 'batizado' com o Bepantol Líquido que eu estava louca para testar!
Meia tampinha (aproximadamente) em meio frasco de creme ( um pouquinho menos na verdade).
Apliquei nos cabelos torcendo para que tudo que li sobre esse bepantol fosse verdade rs.
Fiz a massagem mecha a mecha e esperei mais 10 mim, e enxaguei.
Simplismente incrível, meu cabelo não manchou as toalhas, e todas as vezes que eu usei essa tintura era comum escorrer a água roxa azulada. Depois que secou um pouquinho eu passei uma pequena quantidade de sérum não oleoso e sem enxague da linha Choque Regenerativo ( Natura) e depois de seco finalizei com a Queratina Líquida da Sillage.
Eu me esqueci completamente de falar dela nas minhas comprinhas de farmácia, é uma queratinha hidrolisada ( em nanopartículas) com silicones e filtro solar, com certeza é a melhor amiga de qualquer cabelo tingido, finaliza da brilho, trata e protege. Diferente da primeira queratina que eu usei esta é para finalização portanto sem enxague. Todos os produtos de finalização, séruns, silicones e esta queratina devem ser aplicados com parcimônia, quantidade mínima, qualquer deslize pode pesar os fios e comprometer o brilho e a levesa.
Ao final dos processo eu vi que o bepantol realmente valeu a pena! A textura do cabelo era de seda, uma delícia, super amei!
Meu cabelo ficou super hidratado com um brilho incrível, uma textura sedosa e a cor.... super intensa, profunda e linda! Valeu cada minuto e cada centavo investido.
Uma dica legal pra branquinha de cabelo preto é aquecer as laterais do rosto com bronzer e usar um blush coral, fica super lindo e quebra o aspecto de bruxinha ( um pouco pelo menos! rs)
E é isso :)

Beijinhos.

6 comentários:

  1. Eu coloquei o bepantol com monovin a no meu shampoo pra crescer e hidratar. Ficou igual vc disse:uma seda. Agora eu queria pintar meu cabelo de vermelho detalhe:ele é preto. Será que pode por a o bepantol na tinta??

    ResponderExcluir
  2. Helena querida, Eu nunca misturo nada na tinta não, Mas no tratamento pós-tintura tenho certeza que vc pode colocar sim :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sheilla quais são teus cuidados diarios (shampoo, condicionador e cremes, hidratação) por causa da tintura preto safira? e devo usar a cada lavagem o sérum e a queratina líquida? Será que ajuda nas pontas duplas?. Fiz mechas e não gostei, então pintei de castanho escuro, mas não cobriu tudo, e meu cabelo natural era preto, e agora então vou pintar com o preto safira.

    ResponderExcluir
  4. Sabrina,
    Os cuidados diários dependem muito do tipo de fio e das necessidades dele. Os meus cabelos não tem química nenhuma, nem escova eu faço, então a linha Nativa Spa de Ameixa (O Boticário) são suficientes pra mim. A cada lavagem uso tudo da linha: shampoo, condicionador, máscara, sérum, creme sem enxague tb ( tudo bem pouquinho)
    O único produto especifico que uso em função do preto safira é a Queratina Líquida sem enxague da Sillage, eu sinto que ela fixa bem o preto e como tem filtro solar evita a despigmentação e avermelhamento.
    Melhor coisa para evitar as pontas duplas é cortar as pontinhas( meio centímetro que seja) a cada 3 meses. Decorrido esse tempo elas abrem mesmo, não tem jeito, se vc ficar com pena de tirar esse pedacinho, passam-se 6, 8 meses,as pontas ficam tão feias que aí vc tem que tirar um pedação do cabelo. Proteger as pontas do ressecamento tb é importante, o silicone é ótimo pra isso, ele reveste a ponta com uma película impermeável, invista em um bom, o da sillage é ótimo. Outro truque que uso muito pra não ter pontas duplas e manter meu cabelo compridão é usar penteados protetores no dia a dia, eu escondo as pontas em coques altos com palitos, e solto apenas em ocasiões especiais. O ar resseca demais, por isso esse truque funciona e é ótimo pra quem quer deixar o cabelo crescer.
    Vc pode usar séruns e a queratina líquida sem enxague da sillage conforme a necessidade, ou a cada lavagem sim. Já a queratina com enxague é melhor usar de 15 em 15 dias( ou uma vez por mês, depende do caso) pq ela sobrecarrega os fios( podem ficar duros) e como qualquer queratina tem ação reconstrutora, são ótimas para tratar e prevenir pontas duplas sim.
    Espero ter ajudado lindona,
    Qualquer outra dúvida pode perguntar a vontade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Posso usa soro fisiológico no luga da queratina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo da queratina é repor aminoácidos perdidos no processo, a ação é reconstrutora. O soro fisiológico não tem esse efeito, ele apenas hidrata, então, não substitui a queratina. Mas, qualquer spray reconstrutor ou repositor de massa vai funcionar.
      Grande abraço 😘

      Excluir