domingo, 15 de abril de 2012

Higiene X Maquiagem X Lentes de contato


A higiene anda de mãos dadas com a saúde, e no quesito maquiagem não é diferente.
Sem obsessões?! Sim... Mas não para quem usa lentes de contato. A presença da lente exige que sua maquiagem e os materiais de aplicação sejam praticamente estéreis. O acúmulo de impurezas, bactérias e fungos nas lentes proporcionam não apenas desconforto, mas também infecções que podem levar em casos extremos até mesmo à perda parcial ou total da visão.
Itens de maquiagem acumulam muitas impurezas! Outro dia no canal GNT, eu via um destes programa sobre infectologia que mostram a presença de bactérias nas mãos, debaixo das unhas, nas comidas etc... E olhem só o que aconteceu: Em meio ao teste com dois modelos, um homem e uma mulher, o rosto da mulher estava extremamente mais sujo e com presença de fungos. Foi alarmante, “Como é que pode?”-Diziam- “O rosto dela parecia tãaaaao limpo!”
A infectologista de 'cara lavada', certamente é uma mulher que não usa make, pois se não usou nem pra fazer o programa, não deve usar pra mais nada ! Então, ela disse que o fungo pode ter vindo pelo ar no momento em que foi colhida a amostra no rosto da modelo. O detalhe é que a modelo estava muito bem maquiada e é muito improvável, muito raro que um foco de fungos daquela dimensão encontrasse o ponto de coleta onde a haste flexível tocava o rosto naquele segundo. Na mesma hora eu pensei: Esse fungo foi transferido por esponjas e pinceis contaminados.

Antes de começar a se maquiar, lave bem as mãos e coloque as lentes, segue um videozinho muito legal cheio de 'jabazeira' de produtos, mas vamos lá hehehe:


A lavagem dos pincéis é muito simples: Eu uso shampoo Hidratante para as cerdas naturais e shampoo neutro para as sintéticas. É importante o uso desses produtos porque pincel não é um ítem barato e vale muito a pena garantir sua longevidade. Quando as cerdas se ressecam e ficam quebradiças ao ponto de deixar fios na pele, é hora de trocar. Eles também podem ser condicionados com um sérum para cabelo, esses que não deixam resíduos. Você pode usar produtos específicos para a limpeza dos mesmos, eu nunca usei, mas pela experiência de amigas e minhas pesquisas o custo/benefício não é compensatório.
Algumas bactérias mesmo após a lavagem, não são removidas dos materiais depois de instaladas.
Se há alguma suspeita de bactérias, embale os pinceis e deixe 24 h no freezer, o frio extermina as bactérias e é dessa mesma forma que conserva os alimentos. Outra opção é dar um banho de álcool em gel, mas aí as cerdas vão se ressecar.
Todo mundo na blogsfera já deu sua dica de como lavar os pinceis, mas a minha é mesmo muito simples: Molhe o pincel, aplique o shampoo, esfregue as cerdas na palma da mão e enxague bem.
Depois de todos lavados seque apertando as cerdas em toalha limpa, penteie, condicione com sérum, modele-os apertando com a toalha novamente e deixe secar deitados. Jamais os deixe de molho.

Lave as esponjas com sabonete antibacteriano, aperte em toalha limpa e deixe secar.

Os pinceis de olho e base, os de boca e as esponjas de base devem ser lavados a cada vez que usar.
Os pinceis e esponjas de pó podem ser lavados uma vez por semana e se a frequência de uso é mínina (uma vez por semana), podem esperar de 15 a 30 dias para serem lavados.

Armazenamento: Não deixe pinceis ou quaisquer ítem de maquiagem no banheiro. A humidade constante já é um problema, e ainda tem as bactérias muito fortes que ficam suspensas no ar e se fixam em tudo: Toalhas, sabonetes, escovas de dentes, esponjas e luvas de banho e é claro nos itens de maquiagem. Até mesmo os produtos que resistem à humidade ( não é o caso de pinceis e make), devem ser mantidos em armários e gavetas fechadas.
Mantenha seus pinceis e makes bem fechadinhos em necessaire, cases e gaveteiros em armarios e penteadeiras (sim, ela está de volta!) ao abrigo da luz, poeira e humidade.

Mantenha os lápis bem tampadinhos. O ato de aponta-los garante que eliminemos a parte sujinha mas se você usa retrátil ou não os aponta muito, de uma esfregadinha no dorso da mão para eliminar a primeira camada. Em casos mais extremos passe um pouco de álcool em gel, na pontinha, o mesmo vale para esterilizar a bala de batons, pode ser necessario se ficou muito tempo sem uso ou foi emprestado a alguém.
Pois é... não use e não empreste maquiagem no banheiro da balada, não passe no seu olho ou lábios um produto que outra, ou varias pessoas estão usando. Não compartilhe bichinhos...Quem vê cara não vê coração, você nunca sabe o que pode estar levando para o seu organismo.
É claro que nosso corpo tem defesas ótimas contra a maioria das bactérias e fungos, mas nunca se sabe o que você pode pegar em certa ocasião, o herpes por exemplo, é grave e não tem cura.
Bactérias mais simples podem causar dores abdominais e diarréias.Sobre a pele os bichinhos podem causar espinhas, dermatites e alergias. Já as infecções nos olhos como eu já disse podem atingir proporções mais graves e presença de lentes de contato agrava ainda mais esta incidência.

Quero aproveitar e falar sobre nossas bolsas. Elas andam de um lado para o outro, sobre todas as superfícies, e ficam tão sujas quanto nossas mãos. Mas ao contrário de nossas mãos, não da para dar um banho na bolsa de couro toda hora. Então vamos evitar colocar a bolsa no chão ou em cima da lixeira nos banheiros de escritórios e bares etc. Chegou em casa, nada de bolsa em cima da cama, no berço do bebê, nem mesmo no sofá, pendure-a.

Momento ecológico: Já que estamos falando em limpeza,quero estimular o uso de delineadores em lápis ao invés de retrátil. Sei que é meio chatinho ficar apontando mas a maioria dos lápis tem muito mais produto e com carinho e paciência o desperdício é zero na hora de apontar.
O plástico das embalagens nos retráteis polui a terra por mais de cem anos e o petróleo que é sua matéria-prima, não é renovável. Usando lápis em madeira, estamos estimulando sim a extração de madeira, mas pelo menos a madeira é uma matéria-prima renovável e biodegradável, pois vai se decompor em cerca de 6 meses.
Uma mãozinha na preservação do nosso planeta pode nos favorecer muito, ja que a Mãe Natureza não precisa de nós para nada, essa batalha nós sempre vamos perder para ela.


2 comentários:

  1. Eu estou m preocupada. Hoje fui colocar em pratica o q aprendi em um curso d maquiagem. Peguei os pinceis correndo tirei da bolsinha pnde focam ,coloquei na mesa e usei. Quando fui guarda -los reparei q uma pequena parte da bolsinha onde eles estavam estava.manchada de branco. Coloquei os oculos e me parece fungos. Agora estou desesperada pq um dos meus olhos esta irritado.
    Eu geralmente sou cuidadosa com pinceis d maquiagem e os lavo regularmente. Mas como os pinceis eram novos eu nao me atentei para olhar e esqueci q estavam a algum tempo guardados no guarda roupa.
    Sera q é possivel pegar ums infeccao feia por fungos e ficar cega ? Nossa. Eu estou com m medo pq sempre ouvi falar q fungos nos olhos sao perigosos !

    ResponderExcluir
  2. Bem amiga, fungos e bactérias são mesmo perigos, mas leva um tempinho para comprometerem a visão.Se a irritação for controlada rapidamente, não haverá risco de perder a visão ou parte dela. Vá ao oftalmologista o mais rápido possível.
    Ha casos que a irritação é ocasional, pode ser devido a um simples ressecamento, um colírio humectante pode resolver,como ecofilm por exemplo. Se a irritação persistir então é o caso de procurar o médico, mas vá tranquila, quando se age rápido o risco de sequelas praticamente não existe.

    Beijos.

    ResponderExcluir