quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pele Morena e Negra


Queria falar um pouquinho desse tipo de pele, tão cercada de mitos. Dizem que a pele morena e negra resiste a tudo que não envelhece que não acaba blablabla…. Mas a verdade é que essa pele é muito sensível e tem seus prós e contras assim como as peles claras.
É certo que é uma pele menos propensa a rugas e câncer, isto devido a alta concentração de melanina, e costumam ser menos propensas à flacidez também por serem em geral mais espessas.
Contudo esta pele é propensa a despigmentação, hiperpigmentação ou discromias , quelóides e encravamento de pelos.
Um dos maiores mitos sobre a pele morena é de que não precisa de filtro solar. A pele morena necessita sim de filtro solar, embora sua proteção natural aos raios solares seja considerável, toda pele tem um limite e precisa de proteção. Uma pele clara exige um protetor acima de 50, já as peles escuras ficam bem protegidas com um fator entre 15 e 30. O filtro é essencial para a proteção dos danos comuns do sol direto e indireto, além de prevenir descolorações e manchas, também auxiliando no tratamento destes.
Esta pele, no rosto, também é propensa a oleosidade excessiva, e por ser espessa represa o óleo dentro dos poros favorecendo o aparecimento de acne . É indicado o uso de loções e sabonetes com ácido salicílico e glicólico, que previne e trata esse problema, tendo em mente que é essencial manter a hidratação à base de gel ou gel-creme não comedogênico.
Já a pele do corpo em geral é muito seca, os produtos específicos para pele morena ajudam a repor a oleosidade corrigindo o aspecto opaco e esbranquiçado que podem adquirir.
É claro que não devemos nos esquecer que nada disso é regra, especialmente para as brasileiras miscigenadas. A mistura de raças confere características únicas na pele de cada mulher. Você que é morena pode apresentar alguns desses problemas e outros não, isso é muito particular.
Continuando: Áreas sensíveis e delicadas como virilhas e axilas frequentemente apresentam um quadro de encravamento de pelos e escurecimento. O melhor a se fazer é sempre prevenir, mas depois que o problema já está instalado, dependendo do grau, pode ser tratado em casa sim, com exfoliação, hidratação e o uso noturno de pomadas à base de hidroquinona a pelo menos 4%.
A hidroquinona também é eficaz para corrigir manchas no rosto.
Muitas vezes é necessário identificar o processo que está agravando o encravamento e escurecimento e interrompe-lo, uma das coisas que mais agravam esse problema é a depilação com cera quente. Recomenda-se depilação a frio ou laser .

Alguns tratamentos alternativos:
Outro dia eu vi a Glória Maria, no programa “ Super Bonita” dando sua receitinha de creme noturno que segundo ela, é indicação do renomado Dr Pitanguy:

Bephantol + Hipogloss + capsula de vitamina A e E.

Outra:
Essa é do “Centro de estética”: Aplique uma máscara de leite de côco e gemas por 20 mim na pele do rosto e enxague.

Mais uma dica para manter a pele morena linda e luminosa é o uso de óleo de amêndoas puro no banho: Após a higiene completa exfolie toda a pele do corpo com açúcar mascavo ou exfoliante de sua preferência, enxague e passe o óleo puro de amêndoas doces em todo o corpo massageando e concentrando nas áreas ressecadas e sensíveis: joelhos, cotovelos, mãos, pés virilha e axilas. Em seguida enxague e seque a pele.
Esta dica serve para qualquer pele.

Uma outra dica legal, também para todos os tipos de pele, é misturar glicerina pura no hidratante corporal, essa dica é da minha avó, ela também mistura um pouco de glicerina no óleo de banho que ela ama: Séve Alecrim e sálvia( Natura).
A danada já passou dos 70 e tem uma pele divina.
É sempre bom lembrar dos benefícios da alimentação equilibrada, isto faz diferença para qualquer pele.

Bem, espero ter colaborado com minhas queridas, qualquer dúvida, pergunte! E se tem mais informações compartilhe!


BEJINHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário